quinta-feira, 25 de junho de 2015
EROSAO DO SOLO
O aquecimento global ficará pior à medida que a agricultura acelerar a taxa de erosão do solo, reduzindo a quantidade de carbono que o solo é capaz de armazenar, informou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) nesta segunda-feira (13).O solo contém quantidades enormes de carbono na forma de matéria orgânica, que fornece os nutrientes para o crescimento das plantas e melhora a fertilidade da terra e o movimento da água.
A faixa mais superficial do solo sozinha armazena cerca de 2,2 trilhões de toneladas de carbono - três vezes mais que o nível atualmente contido na atmosfera, informou o Livro do Ano 2012 do Pnuma.
"O carbono do solo é facilmente perdido, mas difícil de ser reposto", diz o relatório.
"Os estoques de carbono no solo são altamente vulneráveis às atividades humanas. Eles diminuem de forma significativa (e em geral rapidamente) em resposta às mudanças na cobertura do solo e no uso da terra, tais como desmatamento, desenvolvimento urbano e o aumento das culturas, e como resultado de práticas agrícolas e florestais insustentáveis.
Tais atividades podem decompor a matéria orgânica. Quando isso ocorre, parte do carbono é convertido em dióxido de carbono -- gás do efeito estufa que é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global - e ele é perdido do solo.
terça-feira, 23 de junho de 2015
solo rico em nutrientes
São aqueles que são ricos em matéria orgânica. ... Este solo é o que mais favorece o desenvolvimento vida das plantas, porém solos ... que o torna disponível para as plantas nutrientes minerais e gasosos como o nitrogênio (N). .... O maior fator de criação de tais poros é o bioma compostos de insetos, minhocas, etc...
Curiosidades sobre o solo e seu uso
Todos os solos podem ser cultivados?
Nem toda a superfície do globo pode ser usada para fins agrícolas. Muitos solos não são propícios para o cultivo, principalmente em regiões frias como o Ártico, a Antártida e as montanhas. Outras terras são muito desérticas, altas demais ou pobres em nutrientes. As áreas não aptas representam mais de 60% do continente terrestre.
O problema ambiental mais sério na agricultura é a erosão
A erosão do solo é o fator mais sério de degradação. Em média, 30% da área agrícola já foi degradado em razão deste problema, que é tão grave em algumas regiões, que 2 milhões de hectares por ano deixam de ser produtivos. No Brasil, esse é o fato que mais atinge as ricas terras agriculturáveis dos estados do Sul.
O que afeta a atividade agrícola
Cerca de 40% da produção agrícola se perde por causa de doenças, pragas e ervas daninhas. As pragas são as que mais causam danos, pois seu combate pode ser contraproducente. A utilização de uma imensa variedade de agrotóxicos afeta mais as espécies de insetos e aves que as próprias pragas. Os agrotóxicos também podem ter efeitos muito graves na saúde dos agricultores encarregados de aplicá-los.
Erosão e agrotóxicos
A agricultura em áreas da Mata Atlântica apresenta problemas de erosão, abuso de agrotóxicos, queimadas, poluição e desmatamento. A conseqüência mais visível é o surgimento de buracos em regiões de solo frágil. Pesquisadores apontam como principais soluções a adubação, o plantio direto e o controle biológico, além, da manutenção da biodiversidade.
Desertificação
Cerca de 180 mil Km2 de terras brasileiras – a maior parte delas na região Nordeste – estão em processo de desertificação só visto no continente africano. O desmatamento desenfreado e as práticas erradas de uso do solo fazem com que a cada minuto, uma média de 12 hectares de terra virem deserto no mundo.
SOBRE O SOLO
-O QUE É UM SOLO LIMPO?
Um solo pode ser considerado “limpo” quando a concentração de um elemento ou substância de interesse ambiental é menor ou igual ao valor de ocorrência natural. Esta concentração foi denominada como valor de referência de qualidade.
-O QUE É UM SOLO CONTAMINADO?
Contaminação do solo
A contaminação do solo é um dos principais problemas ambientais da atualidade. Durante séculos, o homem pouco se preocupou com o descarte de lixo, produtos químicos e resíduos industriais. Resultado disso é uma grande quantidade de terrenos contaminados que são inviáveis para a prática da agricultura ou construção de moradias. É também um enorme prejuízo para o meio ambiente.
Principais tipos de contaminação do solo e suas consequências:
- Resíduos industriais
Produtos químicos, combustíveis, metais pesados e outros elementos são descartados no solo das fábricas ou proximidades. Estes elementos, com o tempo, penetram no solo contaminando-o. Estas áreas ficam impróprias para a construção de residências (casas e prédios), pois os contaminantes do solo podem provocar doenças nas pessoas. O tratamento destes solos é possível, porém demanda a utilização de muitos recursos, além de ser um processo demorado.
Outro problema grave provocado por este tipo de resíduo é a contaminação da água. Uma vez no solo, estes resíduos podem atingir lençóis freáticos contaminando a água.
- Lixão
Terrenos que foram áreas de lixões apresentam vários problemas. Além da contaminação por diversos tipos de poluentes, podem apresentar riscos de explosão. Isto acontece, pois o processo de decomposição de lixo orgânico gera a produção de gases inflamáveis que ficam presos no solo.
- Lixo eletro-eletrônico
Com o grande aumento da produção e consumo de produtos eletrônicos nas últimas décadas, cresceu também a geração deste tipo de lixo. Quanto jogado no solo, estes produtos (monitores, celulares, baterias, televisores, impressoras, etc.) liberam, com o passar do tempo vários elementos químicos que contaminam o solo
- VOCÊ CONHECE ALGUM SOLO CONTAMINADO?
SIM .
Entrevista
Essa é uma
pequena entrevista feita com a Sra. Andrea Pessoa da Silva , presidente de uma
horta comunitária na cidade de Sabará . Ela respondeu a algumas perguntas
feitas no dia 23/06/2015 sobre a importância de se ter uma horta em casa ...
1)
Qual a importância de se ter uma horta?
- Saber
a origem das hortaliças e alimentos que são livres de agrotóxicos.
2) Oque significa o solo para
você ?
- Fonte de renda e alimentos agreocológicos.
3)Você usa algum tipo de adubo ? Qual ?
-Sim , esterco e adubo orgânico.
4) Qual a importância de consumir produtos sem agrotóxicos ?
-Segurança
alimentar e hortaliças saudáveis.
5) Do que pode ser feito o
adubo ? E para que ele serve ?
-Matérias
orgânicas como : resto de alimentos , podas de árvores , folhas , etc ... ou
compostagem . Serve para fornecer nutrientes para as plantas.
6) Como preparar a terra
para o plantio ?
-Primeiramente
deve se limpar o local, após a limpeza , afofa-se a terra , mistura-se o adubo
e forma-se os canteiros, assim está pronto para receber o plantio .
Assinar:
Postagens (Atom)